Educação para o Trânsito do Detran-AM atendeu mais de 63 mil pessoas em 2024
Carnaval na Floresta, Maio Amarelo, Festival de Parintins, Semana Nacional de Trânsito estão entre as principais campanhas voltadas para a conscientização no trânsito
Com foco em conscientizar a população sobre os cuidados na circulação viária, a equipe de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atendeu cerca de 63.286 pessoas ao longo do ano de 2024. Campanhas como Volta às Aulas, Carnaval na Floresta, Maio Amarelo, Festival de Parintins, Semana Nacional de Trânsito (SNT), entre outras, foram alguns dos destaques.
O diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, salienta a importância das ações voltadas para uma maior conscientização no trânsito. “É sempre importante ressaltar a mensagens educativas e orientações de segurança, onde trabalhamos com todo tipo de público, de crianças em escolas, até adultos também nas ruas, escolas de sambas, palestras em empresas privadas, sendo nosso principal objetivo preservar a vida todos os usuários nas vias”, enfatiza Waughan.
A equipe de Educação para o Trânsito atuou, também, nas ações do Governo Presente, ação de cidadania promovida pelo Governo do Amazonas. Nas edições, foram levadas oficinas de desenho e pintura, Jogo da Memória, Jogo Transitando e Aprendendo, teatro de fantoches, distribuição de material educativo, além dos óculos simuladores de embriaguez.
CNH na Escola
No ano de 2024, 11 escolas estaduais foram beneficiadas pelo projeto “CNH na Escola”, que leva aulas de legislação gratuitas a alunos do Ensino Médio, para que, ao completarem 18 anos, eles já possam procurar o Detran Amazonas e realizar a prova teórica.
Entre as escolas beneficiadas estão: Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) José Carlos Mestrinho, EETI Maria Madalena Santana de Lima, Ceti Bilíngue Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, EETI Professor Garcitylzo do Lago e Silva, EETI Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, Instituto de Educação do Amazonas (IEA), Ceti João dos Santos Braga, EETI Profª Jacimar da Silva Gama, EETI Maria do Céu Vaz D’Oliveira, além da Fundação Matias Michline.
Em junho de 2024, o Detran Amazonas iniciou no município Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), por meio do Ensino à Distância (EaD), o projeto “CNH na Escola”. E, em dezembro de 2024, foram entregues 28 certificados a alunos bolsistas da Fundação Matias Machline contemplados do projeto nas escolas.
“O aluno economiza em torno de 35% a 40% no seu processo de habilitação, além da educação e segurança, proporcionando um trânsito mais ordeiro”, reforça a coordenadora da Gerência de Educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil.
Campanhas
Durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, a equipe de Educação executou uma série de ações e atividades em escolas, empresas e na Escola Pública de Trânsito (Eptran) do Detran-AM. Somente nesse período foram atendidas cinco escolas, duas empresas privadas, além de ações educativas.
A equipe de Educação Para o Trânsito do Detran-AM também realizou palestras voltadas para mais de 30 empresas, tais como: Norte Tech, Petrobrás, UniNorte, Ambev, Bemol, Via Verde e BMW, totalizando 3.301 pessoas instruídas.
Nos municípios de Novo Aripuanã, Parintins, Itapiranga e Silves (respectivamente a 227, 369, 227 e 204 quilômetros de Manaus), os mototaxistas e motofretistas também receberam palestras, além de ter sido feita uma blitz educativa em cada município citado, onde 5.184 pessoas foram beneficiadas.
FOTOS: Arquivo/Detran-AM