Segurança

Amazonas mantém redução dos indicadores criminais e eleva apreensões de drogas e armas

Os números foram apresentados durante a entrega da nova sede da SSP-AM

O Amazonas manteve a redução nos crimes de homicídios em 2024 e fechou o ano com uma queda de 16%. Além desse indicador, o estado apresentou diminuição nos crimes de roubo a transeunte (11%), a coletivo (46%), a estabelecimentos comerciais (34%), a celulares (19%), entre outros, além do aumento em cerca de 60% na apreensão de drogas. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (20/01), ao governador Wilson Lima, durante a entrega da nova sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

O governador Wilson Lima parabenizou os policiais do Amazonas pelos números alcançados e reforçou o compromisso em trabalhar para garantir mais recursos para seguir realizando investimentos nas Forças de Segurança.

“Quero, sobretudo, agradecer o trabalho de cada um de vocês. De cada policial, de cada delegado, que estão na linha de frente da segurança pública do estado do Amazonas. Vocês são profissionais que fizeram juramento. E quando você começa uma carreira militar ou entra na polícia você não está apenas ingressando num trabalho novo, você está mudando seu estilo de vida. E esse é um legado de vocês, o que vocês estão construindo aqui vai ficar para a história”, disse o governador Wilson Lima.

Números

A redução do número de homicídios elevou o Amazonas a quarta menor taxa em comparação aos últimos 16 anos. Da mesma forma, os crimes de latrocínio também apresentaram redução de 65% e mantiveram a queda alcançada nos últimos três anos.

Além de manter a redução dos indicadores criminais, o Amazonas alcançou o maior volume de apreensão de entorpecente da história do estado, com 43 toneladas. Esse quantitativo representa 70% de todo o entorpecente apreendido em toda a Região Norte.

O volume de apreensão de armas também aumentou e o estado fechou 2024 com um total de 1.592 armamentos apreendidos, o que corresponde a mais de 11% de crescimento em relação a 2023.

Desempenhos

Durante a entrega da nova sede da SSP-AM, o Centro Integrado de Estatística Segurança Pública (Cies) realizou a entrega da premiação simbólica aos delegados e comandantes de Companhias da Polícia Militar, que mantiveram elevados os desempenhos, que contribuíram para a manutenção da redução dos indicadores criminais.

Um dos destaques na redução de índices criminais e que recebeu o selo ouro do CGD, é a 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) da Polícia Militar do Amazonas. A placa simbólica foi entregue pelo governador Wilson Lima. A companhia apresentou, na área em que atua, redução de 53% em homicídio; 64% de redução no roubo de veículos; 18% em redução de roubo à residência; 26% em roubo a transeuntes; 58% em roubo a coletivos e 21% em roubo a estabelecimento comercial.

“No ano de 2024, nós realizamos diversas ações no sentido de coibir o roubo a coletivos da nossa área, que era um índice alto, bem como roubo transeunte. Paralelo a isso, dentro da 3ª Cicom, nós tivemos a nossa instrução especializada, visando assim capacitar mais ainda os policiais. Além disso, nós realizamos diversas ações, inclusive operações em conjunto, que acontecem dia a dia e esse selo ouro é resultado do trabalho dessa equipe que trabalha em conjunto”, ressaltou o comandante da 3ª Cicom, capitão Laio Pontes.

Polícia Civil

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 13ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizada no bairro Cidade de Deus, também recebeu o selo ouro. Conforme os dados, foram 40% dos registros de ocorrência geraram procedimento; 357 inquéritos remetidos à justiça com autoria definida; 433 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO); 83 flagrantes lavrados; 61% de redução em roubo a estabelecimento comercial; 26% redução de homicídios; 50% redução de roubo de veículos e 49% redução no roubo a residência.

“O trabalho vem fortalecido com toda a minha equipe, sem a qual eu não teria conseguido nada. Nós mudamos a sistemática de trabalho, a mentalidade da Polícia Civil, tratando o cidadão de uma forma mais humana, trazendo ele para a gente e, com isso, conseguimos dinamizar o procedimento dentro da delegacia, atingindo números mais absolutos. Vale ressaltar que trabalhamos em parceria com a polícia militar”, explicou o delegado titular do 13ª DIP, Osman Nasser.

Interior

Outro destaque também foi realizado para as unidades do interior do estado. Os municípios de Rio Preto da Eva e Iranduba receberam o selo ouro na redução dos índices criminais.

O comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), capitão Ismael Memória, agradeceu a honraria e a confiança da população de Rio Preto da Eva em acreditar no trabalho que é realizado no município.

“Isso é fruto de um trabalho incansável por parte de toda a comunidade em confiar no nosso trabalho, por parte do nosso governador em dar suporte para que possamos atuar com a nossa tropa e em confiar na estratégia que estamos traçando e executando diariamente. Essa honraria faz com que o nosso policial, cada vez mais, entenda que ele faz parte do processo e que possamos buscar sempre a excelência no nosso trabalho”, ressaltou o comandante.

DPTC

Com números expressivos na resolução de laudos da perícia, o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) da SSP-AM, apresentou em 2024, por meio Instituto de Identificação, 12.242 laudos de identificação concluídos, obtendo 99% de eficácia; por meio do Instituto Médico Legal (IML) 19.868 laudos concluídos e entregues, sendo 97% em vivos e 70% em mortos e pelo Instituto de Criminalística (IC) pelo desempenho em 2024, resultando em 85% de eficácia em seus serviços.

“Nós tivemos indicadores excelentes com os três institutos, os nossos números foram bem elevados em 2024, superando aí 80%, 90%, e a tendência é melhorar cada vez mais. Agora, nós estamos participando do CGD e estamos sendo monitorados, estamos incentivando, engajando e a tendência é melhorar cada vez mais os nossos indicadores, fornecendo serviços melhores na nossa sociedade”, disse a diretora do DPTC, Sanmya Tiradentes.

FOTO: Arthur Castro/Secom e Victor Levy/SSP-AM