Saúde

Presidente Roberto Cidade alerta estudantes sobre crimes sexuais e virtuais, durante ação do Maio Laranja, na Aleam

Como parte da programação do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), abriu nesta quinta-feira, 22/5, a programação promovida pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, que contou com a realização de palestras, tendo como tema central o “Combate ao abuso e à exploração sexual no ambiente virtual”.

Ao falar para os alunos de escolas estaduais de todas as zonas de Manaus, Cidade alertou sobre os números crescentes de crimes sexuais e virtuais cometidos contra crianças e adolescentes. E, mais do que isso, reforçou a importância de que todos — poderes constituídos, pais, familiares e sociedade em geral — sejam agentes de propagação de mecanismos de proteção e de divulgação dos canais de denúncia.

“Esse é um tema muito importante e que merece a atenção de toda a sociedade. Infelizmente, os crimes sexuais e virtuais contra crianças e adolescentes possuem índices altíssimos, inclusive aqui no Amazonas. Somente de janeiro a março deste ano, foram registrados 197 casos de estupro de vulnerável no nosso Estado. Isso é muito triste e nós precisamos estar em alerta. Precisamos orientar as crianças e os adolescentes sobre como se protegerem e também como denunciarem em caso de crimes. Empoderar esse público é um dos papéis da Escola do Legislativo”, declarou o deputado-presidente.

Além dos canais oficiais de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes — os Disques 100 e 180 — o presidente do Legislativo Estadual reforça a Lei nº 6.775/2024, de sua autoria, que indica ao Executivo Estadual a criação de um programa educativo para prevenção e combate ao uso de mídias sociais e jogos eletrônicos que possam induzir crianças e adolescentes à violência, automutilação e suicídio. A legislação propõe ações contínuas de sensibilização em escolas e instituições públicas.

“Eles precisam ser cada vez mais informados por canais confiáveis sobre os efeitos nocivos das redes sociais. É isso que vai evitar que eles caiam em ‘pegadinhas’ e acabem tomando caminhos ruins. O meu mandato e a nossa presidência estão totalmente comprometidos com a proteção das nossas crianças e adolescentes”, reforçou.

A programação reuniu, além do presidente Cidade e da primeira-dama do Legislativo Estadual, Thaisa Coelho, a titular da Delegacia Especializada em Atos Infracionais (DEAAI), delegada Joyce Coelho; a delegada federal Camila Catanhede; a professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Lidiany Cavalcante; e o investigador da Polícia Civil, Fabrício dos Anjos.

Os palestrantes falaram para alunos das Escolas Estaduais Nossa Senhora Aparecida (Aparecida – zona Sul); Tempo Integral Jacimar Gama (Japiim – zona Sul); Tempo Integral Maria Rodrigues Tapajós (Redenção – zona Centro-Oeste); Bernardino Lindoso (Novo Aleixo – zona Norte); CETI Garcitylzo Lago (Parque Riachuelo – zona Oeste); E.E. Governador Melo Póvoas (Santo Antônio – zona Oeste); e Tempo Integral Cinthia Régia (Nova Vitória – zona Leste).

Maio Laranja

O Maio Laranja é uma campanha nacional que tem como marco o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data foi instituída para lembrar o caso Araceli, ocorrido em 1973, e simboliza a luta pelos direitos da infância e juventude brasileira.

— — —
Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa
Foto – Rodrigo Brelaz