Política

Amazonas participa de fórum nacional que discute políticas para mulheres, em Brasília*

Sejusc representa o estado no encontro do Ministério das Mulheres

O Amazonas está participando do Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM), promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres. Uma comitiva da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), está representando o executivo estadual nas atividades que iniciaram nesta terça-feira (11/04) e seguem até quinta-feira (13/04), em Brasília.

A secretária titular da pasta, Jussara Pedrosa, participou do primeiro dia dos trabalhos, que contou com a presença da ministra das mulheres, Cida Gonçalves. Durante todo o dia, 27 gestoras estaduais discutiram políticas nacionais que irão nortear as atividades dos estados e municípios nos próximos anos.

Também integram a comitiva do Amazonas duas técnicas da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) da Sejusc. A gerente de políticas para as mulheres, Gisele Postal, e a coordenadora dos Serviços de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), Rafisa Santana, são responsáveis pelas apresentações das boas práticas do estado no combate à violência e às políticas de assistência.

A ministra Cida Gonçalves apresentou os projetos do Governo Federal voltados para as mulheres. Segundo ela, até agora, já foram anunciados mais de R$ 980 milhões para assegurar os direitos das mulheres, em toda a sua diversidade e em diferentes áreas. Os recursos serão destinados aos estados por 20 ministérios.

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou a importância do Amazonas estar representado no evento, que marca o retorno do fórum para o calendário anual do Ministério. “Enquanto governo nós queremos dialogar com a esfera federal para ter acesso aos recursos e fortalecer as ações que já estão em andamento, além de conhecer as novas oportunidades que teremos”, afirmou.

Pautas

Durante o encontro, a secretária destacou as tratativas sobre a Casa da Mulher Brasileira, que será construída em Manaus. O projeto passou por adequações necessárias solicitadas pela Caixa Econômica Federal – que detém os recursos – e está em vias de ser continuado. A ministra Cida Gonçalves confirmou que terá uma agenda em Manaus para conhecer as adequações e fazer as diligências necessárias para a continuidade do projeto.

Fotos: Lívia Anselmo/Sejusc