Educadores da Prefeitura de Manaus são premiados por ações pedagógicas exitosas em 2022
A dedicação e o trabalho pedagógico diferenciando de educadores da rede municipal de ensino, realizado ao longo de 2022, foi reconhecido na noite de segunda-feira, 19/12, na solenidade de “Galeria de Honra”, realizada pela Prefeitura de Manaus, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Ao todo foram homenageados 21 profissionais da Educação.
O evento reuniu diretores, pedagogos e professores que atuam e desenvolvem algum projeto voltado para a educação dos alunos da rede pública municipal de ensino
A “Galeria de Honra” tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos profissionais da educação pública de Manaus, que trabalham nas unidades de ensino, Ocas do Conhecimento Ambiental, e nos Centros Municipais de Escolarização do Adulto e Pessoa Idosa (Cemeapi) e Arte-Educação (Cmae). Além de reconhecer o trabalho do educador, as práticas pedagógicas também servirão de parâmetro para adoção por outros profissionais da educação da Semed.
Durante a solenidade, a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, destacou gestos de valorização realizados ao longo do ano de 2022, como progressões não pagas pelas gestões municipais anteriores, reajuste significativo e real da data-base, dentre outros pontos.
“Vocês são merecedores de toda essa honraria que estão recebendo hoje e só podemos dizer uma única palavra a vocês, que é gratidão, porque a nossa missão que é fazer Educação de qualidade é um sacerdócio, mas que vocês, com muita competência, conseguem fazer com muita qualidade e esse reconhecimento de hoje é a prova que estamos atentos a esse trabalho, além de ser mais um gesto de valorização para educadores, nessa gestão do prefeito David Almeida”, ressaltou a secretária.
A secretária frisou a sua felicidade por poder estar no evento, prestigiando os educadores destaques de 2022. “Quero dizer a vocês que estou muito feliz por poder entregar pessoalmente essa premiação que é simbólica, mas que foi feita com muito carinho. Parabéns e muito obrigada pelo trabalho de excelência que vocês têm feito na rede”, destacou.
Escolha
Os profissionais passaram por duas eliminatórias para serem escolhidos. A primeira foi feita pelas Divisões Distritais Zonais (DDZ) e a segunda pela Comissão de Seleção da Semed. Depois desse processo, foi escolhido um profissional de cada segmento. Para dar mais lisura à escolha, os nomes dos finalistas foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM).
Os projetos inscritos para a participação da premiação são desenvolvidos por profissionais lotados nas unidades de ensino e centros municipais que atuam nos níveis: educação infantil fase creche, educação infantil fase pré-escola, ensino fundamental – anos iniciais do 1º ao 5º ano, ensino fundamental – anos finais: 6º ao 9º ano, e nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena.
Umas das homenageadas foi a pedagoga Rhadamila da Silva, do Centro Municipal de Educação Infantil Umberto Calderaro Filho. Seu destaque foi pelo trabalho desenvolvido no projeto “Comer bem faz tão bem: hortinha itinerante”, executado desde 2021, ainda no período da pandemia da Covid-19, de forma remota, e presencial em 2022 com mais de 70 alunos do 1º e 2º período.
“Eu estou muito emocionada e muito feliz, porque é um momento muito gratificante, não só para mim, mas eu acredito que para todos os educadores que estão presenciando e os que vão saber desse evento. Porque é uma forma de incentivar os professores a produzirem projetos, a fazer a diferença em suas instituições de ensino. Tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, na creche. E isso é uma maneira de valorizar o nosso trabalho também, e eu me sinto muito feliz por esse gesto“, disse Rhadamila.
Homenageados
- Almerinda de Souza Sobral
- Lenimar Cardoso dos Santos
- Delle Góes Marinho
- Isabela de Oliveira Freitas
- Rhadamila da Silva de Paula
- Anadina Pinheiro da Costa
- Maria Souza dos Santos
- Lúcia Cortez de Barros Santos
- Jucilene Seixas de Carvalho
- Zilene Maia Trovão
- Jaila Bonet
- Girleno Menezes Barbosa Filho
- Marinez Teixeira De Melo
- Maria Ozenilda de Lima
- Patrícia Lima da Silva
- Luciana Uchôa de Moura
- Adede Maria da Silva
- Simone Guimarães Lima
- Claudia do Rozário Mousinho
- Roseli Lopes Souza
- Dennys Gomes Ferreira
— — —
Texto – Emerson Santos / Semed
Fotos – Mário Oliveira / Semed