Feirão do Pescado: Edição especial deve movimentar mais de R$ 2 milhões com a venda de pescado neste final de semana
A iniciativa do Governo do Amazonas vai beneficiar mais de 150 feirantes com a comercialização de produtos regionais
Neste fim de semana, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizará a 1ª edição especial do Feirão do Pescado. A iniciativa ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, em dois locais de Manaus, com a comercialização de peixes e hortifruti. A ação prevê a venda de mais de 100 toneladas de pescado, que devem gerar R$ 2 milhões em recursos para a economia local.
Durante os três dias, os consumidores manauaras poderão adquirir peixes das seguintes espécies: tambaqui, pirarucu e matrinxã. Os pescados comercializados são oriundos da produção de piscicultores de Manaus, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Manacapuru e Iranduba.
Entre os 40 piscicultores que serão beneficiados com a iniciativa está Raimunda Carvalho, que já iniciou a despesca de meia tonelada de tambaqui curumim para comercializar pela primeira vez no feirão.
“Após um período de treinamento e cursos de capacitação que a ADS nos ofereceu, deu certo e o resultado foi este: estamos realizando a despesca dos peixes para ser comercializado no Feirão do Pescado, garantindo nossa renda agora por meio da piscicultura”, destacou.
A primeira edição especial do Feirão do Pescado será realizada no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona norte, e no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona sul. Nesta sexta-feira e sábado (29 e 30/11), a população poderá adquirir o pescado das 5h às 19h. No domingo (1º/12), a venda será das 5h às 13h.
Produtos Regionais
Na edição especial do Feirão do Pescado, os visitantes também poderão adquirir ingredientes para os acompanhamentos do peixe, como hortaliças, farinha regional, limão, além de frutas e legumes.
Feirantes da economia solidária também participarão, oferecendo café da manhã regional, almoço e lanche da tarde na praça de alimentação.
A realização do evento contará com a participação de mais de 100 agricultores familiares, que estarão presentes durante os três dias.
A chefe do Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros da ADS, Loiana Brito, ressaltou a satisfação e a confiança na promoção do evento.
“Estamos satisfeitos com toda a organização e entusiasmados para iniciarmos mais uma edição de sucesso de venda de pescado e produtos regionais, que serão ofertados aos consumidores manauaras”, ressaltou.
FOTOS: Divulgação / ADS