Governo do Amazonas dá suporte ao processo de mudança das 32 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000 para o Parque Residencial Rodrigo Otávio
As mudanças iniciaram, nesta semana, e vem sendo acompanhadas por meio das equipes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE)
Emoção e alegria. Esses são os principais sentimentos das famílias que começaram a ocupar os apartamentos do Parque Residencial Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona Sul, entregue pelo governador Wilson Lima, na última segunda-feira (10/04). O processo de mudança iniciou, nesta semana, e vem sendo acompanhado por meio das equipes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
O novo residencial conta com um total de 32 apartamentos, e é destinado aos moradores de áreas de risco de alagação nas comunidades da Sharp, zona leste, e Manaus 2000, zona sul, onde o novo Prosamin+ está atuando. Esse é o primeiro habitacional entregue pelo governo em que, pela primeira vez na história, os novos moradores receberam o Habite-se, certidão exigida para financiamentos, compra e venda de imóveis.
O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, destacou o trabalho da área social da UGPE. “A UGPE sempre dá apoio às mudanças das famílias, seja para sair para o bônus moradia, quando ela compra uma casa em outro lugar; seja nesse momento do residencial Rodrigo Otávio. Damos apoio com caminhão de mudança para levar os pertences das famílias até o local. E as equipes da UGPE, da área social, fazem todo o trabalho junto com as famílias de organização ali dos apartamentos”, enfatizou.
Marcellus Campêlo também ressaltou que será feito o acompanhamento junto às famílias em relação às áreas comuns até que ocorra a adaptação das mesmas no residencial. “Vamos também acompanhar a moradia dessas famílias no residencial, por algum tempo, porque temos áreas comuns que precisam ser preservadas; as famílias já foram orientadas, mas as equipes da UGPE vão dar apoio durante o tempo que for necessário para essas famílias”.
Felicidade
A família de Aparecida da Silva, 36, é uma das contempladas com o apartamento. Ela e seus quatro filhos moravam na comunidade da Sharp, onde tiveram boa parte dos seus pertences perdidos na última inundação ocorrida no mês de março. Ao entrar no novo lar, a emoção tomou conta de Aparecida. “Não tenho palavras. Morava em um local totalmente diferente, mas agora vou poder dar uma moradia digna para meus filhos para eles crescerem em um lugar melhor. Graças a Deus e ao governo por essa moradia”.
Ela recebeu o suporte para sua mudança do antigo lar, onde estava com o aluguel social, até o Parque Residencial Rodrigo Otávio. Das mãos da equipe da UGPE, ela recebeu o kit contendo um porta-chaves, plaquinha do apartamento, chaves da casa e o manual do proprietário. “A gente pensa que é um sonho, mas não é um sonho, é realidade”, disse Aparecida da Silva.
Prosamim+
O novo Prosamin+ está em andamento em um trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, no Japiim, zona sul, com obras múltiplas de saneamento básico, urbanização, mobilidade urbana e habitação. Ao longo da execução das obras, mais de 2 mil famílias que moram em áreas de risco de alagação serão reassentadas, tendo como soluções de moradia indenização, bônus moradia, auxílio moradia, bolsa moradia transitória e unidades habitacionais.
Com investimentos de R$ 11,7 milhões de recursos estaduais, o Parque Residencial General Rodrigo Otávio começou a ser construído em junho do ano passado. Um outro residencial de 72 unidades habitacionais com a mesma destinação começou ser erguido em 2023 no bairro Cachoeirinha, zona sul. O programa vai construir, em quatro anos, 752 unidades habitacionais.
FOTOS: Antônio Lima / Roberto Carlos / Secom