Educação

Governo do Amazonas entrega Escola Estadual Marcantonio Vilaça revitalizada na zona norte

Unidade de ensino é a 465ª entregue pela atual gestão e vai beneficiar mais de 300 alunos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, entregou, nesta quarta-feira (13/11), a 465ª escola revitalizada pela atual gestão. Desta vez, foi a Escola Estadual de Tempo Integral Marcantonio Vilaça I, no bairro Mundo Novo, zona norte de Manaus, que recebeu reforma e ampliação de espaços educacionais e esportivos para eventos e projetos escolares.

As novas instalações da unidade vão beneficiar 360 alunos matriculados. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, os investimentos para a revitalização da escola chegaram a R$ 937 mil. De 2019 a 2024, o Governo do Amazonas já soma mais de R$ 148,5 milhões em infraestrutura para a Educação, incluindo a revitalização de escolas, entrega de Espaços Makers, reformas e a construção de uma escola.

“Queremos agradecer o trabalho do governador Wilson Lima no que diz respeito às ações voltadas para a educação do estado, e dizer que nos sentimos muito felizes em poder entregar essa escola, que é de tempo integral, para a comunidade, por meio do Governo do Estado junto com a Secretaria de Educação”, disse a secretária de educação, Arlete Mendonça.

A EETI Marcantonio Vilaça recebeu uma série de melhorias estruturais, as quais vão atender diretamente alunos, professores e a comunidade em geral. Os serviços incluíram manutenção predial, elétrica e hidráulica; instalação de concertina e capina; manutenção de portas; readequação da área administrativa, dos banheiros, refeitório e cozinha.

Além disso, a unidade de ensino recebeu a instalação de cobertura de acesso da escola para a quadra e pintura geral. A quadra esportiva também foi revitalizada, e no espaço foram construídos vestiários com implementação de acessibilidade e pintura.

“Estamos muito felizes com essa revitalização e ampliação que vai trazer, realmente, uma qualidade melhor para os alunos”, destacou a diretora da unidade escolar, Lidiane Lozana.

Mais apoio

A escola de tempo integral recebe alunos de 15 a 17 anos, moradores de diferentes zonas, mas, principalmente, de bairros como Mundo Novo, Manôa e Cidade Nova, na zona norte. Entre os projetos que se destacam na unidade, estão ações voltadas para pesquisa, tecnologia e robótica, incluindo parcerias com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Os alunos da Escola Estadual Marcantonio Vilaça também participam de projetos esportivos como jiu-jitsu, futebol, vôlei, além do incentivo a atividades artísticas como projetos de música, coral, entre outras áreas.

O aluno Davi Batanha, 17, é praticante de jiu-jitsu. Ele disse que a entrega da nova quadra vai trazer mais oportunidades para a prática de esportes e interação social. “Vai ter uma melhora significativa na questão esportiva dos alunos porque estávamos sem a quadra. E vai melhorar para os alunos tanto na questão do espaço quanto na interação social”, destacou.

A aluna Rebeca Benezar, 17, afirmou que o investimento valoriza o bem-estar social e a inclusão. “Esse investimento foi porque fizeram reformas e ajudaram também a nossa escola a ser receptiva para as pessoas que são PCDs. E é necessária a infraestrutura da escola, principalmente, na nossa quadra, pois adotamos essa prática desportiva; estamos muito contentes com essa realização”, observou.

FOTOS: Arthur Castro/Secom