Hospitais 28 de Agosto e Dona Lindu passam a integrar Complexo Hospitalar Zona Sul
Modelo adotado, com a administração integrada das unidades, tem como objetivo modernizar e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços
O Governo do Amazonas passa a contar com o Complexo Hospitalar Zona Sul (CHZS), que a partir de 1º/12 unificou o funcionamento do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e Instituto da Mulher Dona Lindu. Com o modelo de gestão integrada das unidades, os serviços ofertados ganharão em maior eficiência e agilidade no atendimento, oferecendo à população que for atendida a mesma qualidade que existe atualmente no Hospital Delphina Aziz.
“O projeto foi construído e desenhado pelo Governo do Amazonas para que possamos expandir o modelo do hospital Delphina Aziz para outras unidades, com uma infraestrutura interna e externa de maior qualidade. A gestão do Complexo vai proporcionar o gerenciamento das duas unidades com mais agilidade e eficiência”, destacou a titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud.
O HPS 28 de Agosto e o Instituto Dona Lindu continuarão sendo unidades de porta aberta, atendendo as mesmas especialidades, operando 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo cobertura completa de serviços médico-hospitalares, com internações, tratamentos, exames complementares e outros serviços auxiliares de diagnóstico e terapia.
Com o Complexo Hospitalar da Zona Sul, a diferença estará na administração das duas unidades, que será feita de forma unificada, com melhoria na infraestrutura dos hospitais, tanto dentro das unidades, quanto no lado externo, oferendo mais conforto à pacientes, familiares e profissionais. Também serão implementadas novos equipamentos e tecnologias, o que vai possibilitar a ampliação na oferta dos atendimentos.
“Essa modernização vai agregar o maior valor para o usuário e vamos conseguir fazer um gerenciamento em que a gente trabalhe por meta, fazendo com que o atendimento consiga ser qualificado e continuarmos sendo referência para o Norte do país”, complementou, Nayara.
De acordo com a secretária, a ideia é que o 28 de Agosto, por exemplo, tenha capacidade de atender cerca de 12 mil pessoas por mês dentro da porta de urgência e emergência, além de potencializar o serviço de ginecologia no Instituto Dona Lindu, manter suas habilitações técnicas levando humanização no parto e nascimento.
HPS 28 de agosto
O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto segue oferecendo serviços de urgência e emergência, clínica e cirúrgica, incluindo ortopedia, urologia, vascular, tratamento de pacientes adultos vítimas de queimaduras, dentre outros. A unidade dispõe de um laboratório de análises clínicas totalmente automatizado e com os mais modernos equipamentos de raios-X, tomografia e ultrassonografia, capazes de dar maior precisão aos diagnósticos e reduzir o tempo de espera do paciente.
Instituto da Mulher Dona Lindu
O Instituto da Mulher Dona Lindu oferece serviços de urgências e/ou emergências obstétricas, ginecológicas e neonatologia, dentre outros. Os serviços ofertados na instituição são: ginecologia, obstetrícia, mastologia, Unidade de Terapia Intensiva Adulto Feminino, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Cuidados Convencionais Neonatal, Enfermaria Método Canguru e exames de diagnósticos e laboratoriais. A unidade dispõe também do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) e o segundo Banco de Leite Humano do Estado do Amazonas.
O Instituto da Mulher Dona Lindu funciona 24 horas, possui várias certificações e serviços os quais foram inseridos nos protocolos da assistência ao binômio mãe-filho ao longo dos 11 anos de atividade.
FOTOS: Alex Pazuello e Arquivo/Secom