Coluna

Mães contam como conciliam trabalho e maternidade

Uma é engenheira, outra cuida de ações de Marketing e outra é responsável pelas finanças. Essas três mulheres têm duas coisas em comum: são mães e dividem a maternidade com a vida profissional na área de petróleo e gás da Distribuidora Atem.

Michelle Vieira, auxiliar de Engenharia na Atem, é a mãe do menino Benício, de 7 anos. É por ele que ela renova todos os dias a vontade de crescer e conquistar novos espaços. Como mãe solo, como faz questão de dizer, ela festeja poder estar em uma empresa na qual a família é um valor dos mais importantes.

“Estou em uma empresa que antes de qualquer situação valoriza a família. Sou  muito grata por isso e desejo que todas as mães guerreiras também possam desfrutar de uma empresa que lhes permitam ter tempo de qualidade com seus filhos”, afirma Michele. “Os filhos são o maior e melhor investimento que uma família pode ter”.

Sobre o que é ser mãe, Michele explica: “Eu pedia a Deus muitas respostas, e ele me deu um filho. Sinto todos os dias Deus perto de mim, através do meu maior feito na vida, o de ter gerado um filho. Falar dele sempre vai me emocionar porque no fundo eu precisava muito dessa sensação de ser mãe”, conta Michele.

Vanessa Oliveira é analista financeira na Distribuidora Atem e tem um superdesafio: conciliar o trabalho com a criação de quatro filhos. “Hoje, me encontro `fora dos padrões’ por ser mãe de 4”, conta a analista. “E não é fácil, mas com amor, dedicação e ajuda de uma rede de apoio, a gente vai conseguindo”.

Vanessa Oliveira é analista financeira na Atem e tem um superdesafio: conciliar o trabalho com a criação de quatro filhos.

O quarto filho de Vanessa, Rafael, de 1 ano, veio de uma promessa: durante a pandemia, o marido pegou Covid 19 e teve de ser internado na UTI. “No momento do desespero, prometi a Deus que se meu marido não morresse eu teria mais um filho que ele tanto sonhava.  Dois meses depois da recuperação dele eu estava grávida do Rafael”, relembra, dizendo que hoje é uma profissional e mãe mais feliz do mundo.

Vanessa consegue conciliar a maternidade e o trabalho com apoio de duas pessoas que estão com a família há muitos anos. Mas quando retorna para casa, a divisão das atividades fica com ela e o esposo.

Gabriella Barca, analista de comunicação e marketing da Atem, viveu um momento desafiador na semana passada: foi o seu retorno ao trabalho depois de 6 meses de licença maternidade. “Voltar de uma licença na qual passei 06 meses dedicada ao meu bebê tem sido um pouco doloroso, pois ambos estávamos muito acostumados com a nossa rotina e agora a saudade e a preocupação são sentimentos constantes”, comenta. “Fico sempre com o coração apertado quando saio de casa, mas voltar ao trabalho também tem me feito bem, pois é quando eu entro no modo profissional e reencontro com a minha identidade, que antes havia sido deixada de lado para viver exclusivamente a maternidade”.

Gabriella Barca é analista de comunicação e marketing na Atem e esta semana viveu momento desafiador: voltou ao trabalho depois de 6 meses de licença maternidade, primeira vez longe do filho.

Para a analista de Marketing, conciliar trabalho e maternidade tem sido um desafio por conta da idade do bebê. “Eu tenho contado com a minha rede de apoio para poder trabalhar, que são meus pais, minha sogra e meu esposo”.

Para homenagear as mães na empresa, a Distribuidora Atem promoveu na sexta-feira (12), um evento especial com um café da tarde, um curso e sessões de fotografia, no Restaurante Coco Bambu.
 
Sobre a Atem – O Grupo Atem, com 28 anos de fundação, é composto por diversas empresas no ramo de combustíveis, logística rodoviária e fluvial, construção naval e refino de petróleo, entre outras. O Grupo está presente em 13 estados do Brasil, possuindo, a Distribuidora, mais de 350 postos franqueados, 7 bases de distribuição ativa, 2 bases em construção e milhares de clientes ativos, além de capacidade de movimentação de 9 bilhões de litros de combustíveis por ano.