Saúde

Prefeito David Almeida apresenta ao Ministério da Saúde estratégias que mantêm a saúde básica de Manaus como a melhor do país

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado da titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, apresentou, ao Ministério da Saúde (MS), as estratégias desenvolvidas que levaram a Atenção Primária da capital a se estabelecer como a melhor do país. O município obteve os melhores resultados do programa Previne Brasil, no ranking das capitais, nas duas avaliações realizadas até o momento.

“Nós herdamos uma das piores saúdes do Brasil e Manaus conseguiu dar a volta por cima. Temos uma equipe sensacional, temos heróis e heroínas que trabalharam na campanha de vacinação, que salvaram centenas de vidas, e agora nós podemos comemorar um ano depois, e pelos números que temos, muito provavelmente seremos pelo terceiro quadrimestre consecutivo, a saúde básica número 1 do Brasil dentre as capitais e metrópoles, porque essa equipe é determinada. É a mudança de atitude, é a mudança de gestão e nós provamos que com gestão é possível se tornar o melhor do Brasil e estamos fazendo isso na Prefeitura de Manaus”, disse Almeida durante pronunciamento.

Na primeira avaliação, que reuniu os dados do último quadrimestre de 2021, Manaus alcançou o primeiro lugar, com o ISF de 8,1. Na segunda avaliação, voltada para o primeiro quadrimestre deste ano, a capital amazonense se manteve na liderança, com ISF de 7,74.

Participaram do evento realizado no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o secretário de Atenção Primária à Saúde do MS, Raphael Câmara, gestores locais de saúde, representantes de órgãos de apoio e controle, e equipes técnicas da Semsa.