Prefeitura alinha projeto que viabiliza tecnologia 5G em Manaus com foco no Casarão Cassina e no PIM
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), alinhou, nesta quarta-feira, 27/7, o projeto de viabilização da tecnologia 5G na cidade, com foco no estudo de implementação no Casarão de Inovação Cassina e no Polo Industrial de Manaus (PIM).
O encontro aconteceu no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico da capital e, durante a reunião, foi destacada a importância da tecnologia para a indústria 4.0, bem como as estratégias para o progresso da cidade de Manaus, elevada como cidade inteligente.
Na ocasião, algumas autoridades estiveram presentes, entre elas, o secretário da Semtepi, Radyr Júnior; os presidentes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Algacir Posin e Antonio Carlos da Silva; e o titular da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Nogueira Calvet.
Conforme as argumentações durante a conversa, a sinergia vem por intermédio da administração disruptiva do prefeito David Almeida com o governo federal, que, por sua vez, vai possibilitar às indústrias a tecnologia 5G. Além disso, a Prefeitura de Manaus já regularizou a Lei Complementar 002/2023, sobre a tecnologia 5G na cidade.
“Nós já temos várias regiões bem definidas aqui da nossa cidade em condições de receber o 5G. Temos uma região incentivada pelo centro de Manaus onde a prefeitura estimula as empresas de cunho tecnológico ao empreendedorismo na área jurídica e contábil, e também temos o nosso PIM. Então, hoje nós tratamos sobre a instalação dessa tecnologia”, afirma Radyr.
Segundo o presidente da ABDI, a tecnologia é um projeto muito inovador e já está sendo testada em Curitiba (PR). Ele descreve alguns dos benefícios que o 5G poderá trazer à capital amazonense.