Educação

Prefeitura de Manaus inicia a 7ª etapa da Copa Zico com as escolas da DDZ Leste 1 da Semed

Com a participação de aproximadamente 800 alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta quinta-feira, 3/11, a 7ª etapa da Copa Zico, reunindo 32 equipes da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1. Os jogos acontecem no campo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), localizado no conjunto Atílio Andreazza, nº 1.460, no bairro Japiim, zona Sul da cidade.

O programa de jogos vai até este sábado, dia 5, em dois campos: da Ulbra, na fase classificatória; e as semifinais e a final, no Estádio Ismael Benigno, conhecido como Estádio da Colina, zona Oeste, na próxima semana. As unidades de ensino da DDZ Leste 1 participam nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.

Um dos coordenadores da Copa Zico na Semed, Ronnie Melo, afirmou que é mais uma etapa muito esperada pelos alunos e pelas escolas para participarem dos jogos, agora pela divisão correspondente.

“A Leste 1 estava muito ansiosa para participar, porque é um dos maiores centros da Semed pelo quantitativo de alunos. Todos aguardavam com muita expectativa e estamos muito felizes de estar trabalhando e recebendo nossos alunos, proporcionando um espaço bom, sendo bem recebido e tudo sendo tratado com bastante zelo. A zona Leste tem uma característica de ter muitos campos, onde os alunos jogam, tem escolinhas e tem um nível técnico muito bom”, completou Ronnie.

O aluno do 8º ano, Dhiogo Bruno Monteiro Martins, 14, da escola municipal Etelvina Pereira Braga, no bairro Coroado III, que atua de zagueiro, disse que vai passar um pouco de sua experiência para os seus colegas e ainda afirmou que o time vai lutar pelo título.

“É uma oportunidade boa e a Copa Zico é um campeonato de escolas grandes, onde no Rio de Janeiro é famoso. Acho que é um campeonato muito bom para a gente da escola, que nunca participamos dessas coisas. Essa é a nossa primeira experiência e vamos com tudo. Tem alguns alunos, que não jogaram competições e será uma experiência. Acho que vão se sair bem”, salientou Dhiogo.

Com a participação de 18 alunos do 2º ao 4º ano do ensino fundamental, a escola municipal Nova Vida, no bairro Mauazinho, participa com a equipe Sub-9. Para o professor de Educação Física Lucian Ferreira de Souza, além dos jogos, o evento tem toda uma questão também de socialização.

“Para nós é muito importante trazer esses alunos para ter um novo meio de dar uma visibilidade, tirar um pouco da escola, mostrar a eles outros ares, enfim, ter conhecimento, conhecer outras escolas e estar participando. Para a gente é muito importante, tanto para o desenvolvimento deles na motricidade, da educação física, como de socializar com as outras escolas”, explicou Lucian.

— — —

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed