Saúde do Amazonas marca grandes avanços na assistência e pesquisas oncológicas
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), através da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), realizou no ano de 2023, ações que impactaram na melhoria da qualidade nos serviços de atendimento à população em tratamento de câncer e avanços nas pesquisas oncológicas.
A FCecon é referência no tratamento oncológico, com hospital e ambulatório e realiza atividades de ensino e pesquisa e prevenção do câncer. Entre janeiro e outubro de 2023, foram realizadas 83,3 mil consultas, 688 mil exames complementares de apoio diagnóstico, 31,5 mil procedimentos de quimioterapia e 1,3 mil tratamentos com radioterapia.
Ao dia, são 4,6 mil procedimentos ambulatoriais e mais de 128 procedimentos hospitalares. No período de janeiro a outubro, totalizaram mais de 1 milhão de procedimentos.
Ensino e pesquisa
Na área de ensino e pesquisa, a FCecon teve importantes conquistas em 2023, como a implantação do primeiro Doutorado Interinstitucional (Dinter) na área de Oncologia do Amazonas, ocorrido em abril. Atualmente seis alunos estão cursando, com previsão de conclusão em até 48 meses.
Além disso, mais de 75 projetos de pesquisa foram desenvolvidos na Fundação, entre eles, 65 foram realizados no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Entre outros estudos, destaca-se um que avalia uma estratégia inovadora para a prevenção do câncer de colo de útero no Amazonas: a autocoleta por meio de um dispositivo, onde 304 mulheres colheram seu próprio material cérvico-vaginal, que permite a pesquisa da presença do Papilomavírus Humano (HPV). A pesquisa foi realizada dentro do Programa de Imunologia Básica e Aplicada, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), junto à FCecon.
Assistência
Entre as melhorias na assistência, a Fundação e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) renovaram, em janeiro, convênio que garante a permanência de sete profissionais de saúde nas dependências da unidade hospitalar, para atuarem nas áreas de ortopedia oncológica, patologia, oncologia clínica, medicina clínica, farmácia oncológica e enfermagem.
A renovação do convênio assegura que os profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros auxiliem à FCecon no tratamento oncológico oferecido à população, dando maior celeridade ao atendimento.
Houve a ampliação da oferta de leitos de cirurgias e capacidade de quimioterapias, após a incorporação de 12 enfermeiros e 31 técnicos de enfermagem ao quadro de funcionários da FCecon, remanejados pela SES-AM.
Com esta incorporação de mão de obra, o 4º andar do prédio do hospital foi reativado com 17 leitos cirúrgicos. Também foi ampliado o serviço de quimioterapia infusional no 6º andar, que passou a disponibilizar 20 acomodações, funcionando de segunda a sexta-feira. A capacidade de atendimento passou de 90 pacientes por dia para 160.
Infraestrutura
Em 2023, a FCecon adquiriu duas novas lavadoras ultrassônicas para a Central de Material Esterilizado (CME), onde os equipamentos são capazes de realizar a limpeza automatizada de produtos para saúde de conformidade complexa, agilizando o processo de esterilização de materiais.
A unidade também renovou equipamentos dos laboratórios de análises clínicas e patologia. Foi adquirido um micrótomo para análise patológica de materiais que passam por biópsia e um moderno equipamento para a realização de exames bioquímicos, como glicose, colesterol e ureia, além de testes imunológicos.
A FCecon iniciou, em 2023, a reforma de 62 banheiros hospitalares, com serviços de substituição de esquadrias, pias e vasos sanitários, luminárias, chuveiros, portas, tomadas, forro, box, bancada, revestimentos, instalação de barras de apoio e pintura. Após a obra, os banheiros contarão com um sistema inédito para chamada de enfermagem nas enfermarias.
O laboratório de análises clínicas também passou a oferecer, no mês de setembro, os resultados de exames laboratoriais pela internet, facilitando o acesso aos pacientes.
Campanhas preventivas
Em 2023, 14 municípios estão aptos a aderir ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da FCecon. O treinamento para o tratamento de fumantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para profissionais de saúde de 22 cidades amazonenses, que ocorreu em junho, marcou o início dos trâmites para a implantação do programa, que permitirá a instalação de Ambulatórios do Fumante nos municípios.
O Governo do Amazonas realizou, através da FCecon, campanhas preventivas, como o Março Lilás e o Outubro Rosa, conscientizando a população sobre a importância dos exames preventivos e de diagnóstico precoce de câncer de colo uterino e de mama.
A FCecon também realizou ações voltadas a alunos da rede pública de ensino, com palestra a mais de 100 alunos e um concurso de desenhos e redação em uma escola da rede pública sobre os males causados pelo cigarro.
Fonte: FCECOM
Foto: Laís Pompeu/FCecon