Manaus (AM) anuncia 40 novos ônibus para o transporte coletivo, sendo 10 elétricos
Com a presença do prefeito, David Almeida, a Prefeitura de Manaus, estado do Amazonas realizou nesta terça-feira, 31 de agosto de 2021, o anúncio de novas medidas voltadas para o transporte público da cidade. Entre elas, está a compra de 40 novos ônibus, sendo 10 elétricos.
De acordo com Almeida, os 30 ônibus adquiridos possuem chassi Mercedes-Benz O-500 Super Padron e possuem 14 metros de comprimento, até cinco portas e capacidade de 100 passageiros. Os veículos são equipados com ar-condicionado, possuem volante multifuncional, tecnologia para economia de combustível, suspensão pneumática e acessibilidade para pessoas com deficiência.
A previsão de entrada em operação dos novos ônibus é de entre 90 a 120 dias e os dez ônibus elétricos estão em tratativas de serem comprados.
“Nós estamos analisando o produto novo, intermediário – entre o ônibus convencional e o articulado – e que pode transportar até 100 passageiros com um custo bem acessível, dentro do que o sistema pode absorver. Nos reunimos aqui com os representantes da prefeitura, das empresas de transporte e dos trabalhadores, e vamos trabalhar já os primeiros passos para a aquisição de 30 ônibus como esse, e eu já adianto: estamos finalizando as tratativas para aquisição de dez ônibus elétricos, é uma realidade que nós vamos implementar na nossa cidade”, disse o prefeito, em nota divulgada para a imprensa.